O que é o RDP (Remote Desktop Protocol)?

O RDP (Remote Desktop Protocol), é um protocolo de comunicação, desenvolvido pela Microsoft (originalmente criado pela Citrix, em 1995) que permite que um computador se ligue a outro computador, através de uma rede e usá-lo de forma remota, como se estivéssemos localmente.

Os computadores que executam um sistema operativo Microsoft Windows cliente, como o Microsoft Windows 10, têm um cliente RDP pré-instalado, como parte do sistema operativo, que lhes permite ligarem-se a outros computadores, incluindo servidores de rede (que possuem a componente de servidor).

Com uma ligação RDP a um servidor, significa que estaremos a aceder diretamente ao sistema operativo do servidor (ou numa máquina virtual nesse servidor); a partir dessa ligação, o acesso será como se estivéssemos a aceder localmente, a usar o teclado \ rato e o monitor ligados a esse servidor (por exemplo, realizando a administração remota desse servidor, sem a necessidade de se deslocar à sala do servidor).

O acesso RDP (Remote Desktop Protocol) é normalmente (por defeito) realizado através da porta (port) 3389 (TCP), sendo que caso uma máquina não seja acedida remotamente, utilizando o protocolo, aconselha-se a sua desativação (no caso dos postos de trabalho, por defeito encontra-se inativa), por questões de segurança.

As ligações externas a máquinas locais usando RDP (Remote Desktop Protocol), na porta 3389 (TCP), devem ser desativadas na firewall de rede (perímetro), para garantir segurança; para garantir segurança, instale e configure uma VPN (Virtual Private Network) (para aceder à rede local) e só depois de estabelecida a VPN, use as ligações RDP (de fora da sua rede local).

De referir que mesmo usando, previamente uma VPN (Virtual Private Network) deve sempre considerar os princípios básicos de segurança, para as máquinas Microsoft Windows, para detalhes consultar Microsoft Windows Security (Princípios Básicos de Segurança).

Data da última atualização: 30 de Agosto de 2022

Autor: Paulo Gameiro – Dataframe (General Manager)

Deixe um comentário