O que é um domínio Internet, alguma informação básica

Um nome de um domínio da Internet (Internet domain naame), é um nome único de um servidor ligado à Internet, pode ser por exemplo, um servidor Web (web server), um servidor de correio eletrónico (e-mail server), um servidor de transferência de ficheiros FTP (File Transfer Protocol) (ftp server), ou qualquer outro tipo de servidor (sobre ao assunto pode consultar o nosso artigo O que é um Server (Servidor) e as suas funções) ligado à Internet. Os nomes de domínio da Internet, são muitas vezes o nome de uma organização, como a Apple apple.com, Microsoft microsoft.com, ou Dataframe dataframe.pt; no entanto, um nome de domínio da Internet, pode referir-se a qualquer publicação (como por exemplo, o nosso Blog), ou um serviço disponibilizado na Internet. De referir que em 2024, existem mais de 650 milhões de nomes de domínio Internet registados (pode consultar, por exemplo How Many Domains Are There? US & Worldwide (2024 Stats)).

O sistema de nomes de domínio (DNS – Domain-Name System) da Internet permite aos utilizadores consultar sites e outros recursos da Internet, utilizando nomes de domínio mais fáceis de recordar (como “www.icann.org”), em vez de endereços IP (Internet Protocol) totalmente numéricos (como por exemplo, o endereço “192.0. 32.7” um dos endereços IP, do ICANN) atribuído a cada computador público, existente na Internet (na verdade endereços, com que os computadores efetivamente comunicam entre si). Cada nome de domínio, é composto por uma série de cadeias de caracteres (designadas por “rótulos” (labels)) separadas por pontos. O rótulo mais à direita, num nome de domínio é conhecido como “domínio de topo” (TLD).

O nome é combinado com um domínio genérico de primeiro nível (TLD – Top-Level Domain), como .com (de Comercial), o .org (de Organization), o .eu (de Europe), .pt (de Portugal). Um bom exemplo, icann.org é o domínio da Internet, associado à organização (.org) que regula a organização (ICANN – Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) e o registo dos domínios a nível Mundial.

Em 31 de Julho de 2024, a base de dados do domínios Top-Level Domain, da IANA (Internet Assigned Numbers Authority) a entidade responsável, inclui 1.441 Top-Level Domain que pode consultar na totalidade em List of Top-Level Domains, obviamente que talvez o mais conhecido seja o .com (de Comercial), ou os de Países (normalmente definidos por duas letras), como o .pt (de Portugal).

No caso do registo do domínios .pt a responsabilidade é de uma entidade nacional, designada .PT – Domínios de Portugal, da Associação DNS.PT (associação privada sem fins lucrativos), da responsabilidade de diversas entidades Portuguesas, entre elas, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT, I.P., a Associação da Economia Digital – ACEPI e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – DECO.

Por fim, existem os intermediários comerciais, ou empresas que revendem os serviços de registo de domínios, que podem ser ISP (Internet Service Provider), fornecem serviços alargados de Internet, ou somente Registrar (somente registam domínios Internet); seguem-se alguns exemplos que podem ser unicamente Portuguesas Dominios.pt que são um Registrar (agente de registo) acreditado pela DNS.PT, multinacionais (atuam em diversos Países), como a AMEN, ou globais como a GoDaddy.

MUITO IMPORTANTE: De referir que quando se regista um domínio Internet este fica alocado ao cliente, durante o período em que o registo é pago (1, 2, 3 anos, ou o número de anos que for pago), mas na verdade o domínio nunca pertence ao cliente (somente a utilização do mesmo, durante o período em que for pago); por fim, é necessário que o domínio Internet que pretendemos registar (para utilizar) não esteja a ser utilizador por ninguém (ou nenhuma entidade).

Para finalizar, vamos somente referir muito brevemente dois comandos muito importantes que serão objeto de próximos artigos nossos que nos permitem obter informação sobre os domínios Internet, o primeiro é o serviço WHOIS que pode ser usado, consultando por exemplo os sites Who.is, DomainTools, ICANN Lookup, entre outros. Em segundo lugar, se tivermos conhecimentos mais técnicos, podemos usar o comando NSLookup (informação de DNS – Domain-Name System em “bruto”, consultando diretamente os servidores DNS)(para uma breve referência, pode consultar Microsoft nslookup).

Para qualquer questão adicional, contacte-nos; a Dataframe tem profissionais habilitados, com largos anos de experiência e certificados, para todo o tipo de soluções complexas.

Pode também consultar, os nossos artigos anteriores (sugere-se a ordem de leitura abaixo):

O que é um Server (Servidor) e as suas funções

Data da última atualização: 5 de Agosto de 2024

Autor: Paulo Gameiro – Dataframe (General Manager)

Deixe um comentário