Ransomware como serviço: Como funciona e o que significa para os defensores

O Ransomware é um tipo de malware que encripta as pastas e arquivos, impedindo o acesso legitimo aos arquivos; podendo também dar acesso não autorizado aos invasores, ou podendo permitir que eles usem os recursos do sistema, bloquear e impedir o seu acesso.

O ransomware como serviço (RaaS – Ransomware as a Service), não é apenas uma ameaça, é toda uma economia; com ele, invasores de baixa qualificação, obtêm acesso a ferramentas sofisticadas, aumentando o número de operadores que podem executar com sucesso um ataque de ransomware.

Para saber mais sobre essa ameaça crescente, leia o relatório da Microsoft em Ransomware as a Service: The New Face of Industrialized Cybercrime.

Descarregando o relatório da Microsoft acima, poderá ter acesso a mais informação, como por exemplo:

• Aprender como os agentes mal-intencionados rentabilizam as redes e credenciais comprometidas.
• Descobrir como o ransomware operado por humanos, contorna os centros de operação de segurança informática.
• Obter estratégias que podem ajudar a reduzir a sua superfície de ataque (attack surface) e ultrapassar a fadiga dos alertas.

A maior parte do software de segurança, já incorpora mecanismos para combater o ransomware de forma eficiente e eficaz, por exemplo o Trend Micro Worry-Free Business Security (ou a versão cloud Worry-Free Services do mesmo), têm mecanismos de proteção bastante eficientes e eficazes, para mais detalhes poderá ver o seguinte link Worry-Free Business Security – Enabling Ransomware Protection.

A Dataframe é Bronze Partner, da Trend Micro, estando habilitada a comercializar e a implementar a mais recentes soluções de segurança informática, com as referidas acima.

De referir que embora podendo aumentar-se o nível de segurança, com produtos adequados de segurança informática, convém nunca descurar os princípios básicos de segurança, para mais detalhes, ver artigo sobre o assunto neste blog, ou entre em contacto connosco Dataframe – Contactos.

Data da última atualização: 18 de Agosto de 2022

Autor: Paulo Gameiro – Dataframe (General Manager)

Deixe um comentário