Tarefas Periódicas de Manutenção de Computadores, com Microsoft Windows

A manutenção preventiva de sistemas informáticos, será provavelmente um dos maiores trunfos para garantir segurança, uma adequada operacionalidade e desempenho, das máquinas que usam Microsoft Windows, para isso podemos utilizar um conjunto de tarefas periódicas, para o garantir; o conjunto de tarefas abaixo, pode ser um exemplo, desse conjunto de tarefas:

Verificar periodicamente se as atualizações do Microsoft Windows (Windows Update), se estão a realizar de forma adequada. Para facilitar a sua tarefa, pode por exemplo, criar um atalho (shortcut) no seu desktop, com: ms-settings:windowsupdate.

Verificar periodicamente se as atualizações de firmware e software dos fabricantes, se estão a realizar de forma adequada (usando por exemplo o “HP Support Assistant“, ou “Dell SupportAssist“, ou outros, consoante o fabricante).

Verificar se as atualizações do antivírus \ produto de segurança, se estão a realizar e se existem incidentes de segurança reportados (por exemplo, com o Trend Micro™ Worry-Free™ Business Security Services).

Verificar o “Histórico de Fiabilidade \ Reliability Monitor“, do Microsoft Windows e garantir que o índice de estabilidade é 10, ou próximo, de forma consistente. Para facilitar a sua tarefa, pode na “caixa” de Procurar \ Search executar o comando: perfmon /rel.

Verificar o “Visualizador de Eventos \ Event Viewer“, do Microsoft Windows e verificar os eventos críticos e erros, em especial no registo de sistema e eliminar e \ ou corrigir as causas. Para facilitar a sua tarefa, pode na “caixa” de Procurar \ Search executar o comando: %windir%\system32\eventvwr.msc.

Para maior detalhe, sobre segurança e manutenção, pode verificar as opções em “Segurança e Manutenção \ Security and Maintenance”, o antigo “Centro de Acção \ Action Center“. Para mais informação, pode por exemplo consultar Find action center in Windows 10. (Painel de Controlo\Sistema e Segurança\Segurança e Manutenção)

Pode também usar a aplicação, de “Verificação do Estado de Funcionamento do PC \ PC Health Check“; contém informações atualizadas sobre a integridade do seu dispositivo Microsoft Windows e ajuda a tomar medidas para melhorar o desempenho do dispositivo e solucionar problemas de desempenho, entre outras coisas. Para mais informação, pode por exemplo consultar “How to use the PC Health Check app”.

TAREFAS OPCIONAIS (em caso de necessidade)

Em caso de necessidade, executar o comando CHKDSK C: /F (verificação de integridade do File System); por exemplo, caso sejam detetados episódios, do tipo “O anterior encerramento do sistema, foi inesperado”, provocados por “crash” \ “blue screen” (bug´s de software), ou falhas elétricas, entre outras.

Em caso de necessidade, executar o comando de “Limpeza do Disco \ Disk Cleanup“, para libertar espaço, no seu disco; execute como Administrator, para ver todas as opções disponíveis.

Caso esteja com problemas, provocados por “crash” \ “blue screen” (bug´s de software), pode desativar a opção de restart automático do Microsoft Windows, quando ocorrem esse tipo de erros. Pode consultar, por exemplo “Disabling the automatic restart option to view error messages”.

Caso esteja com problemas, provocados por “crash” \ “blue screen” (bug´s de drivers), pode desativar a opção do Microsoft Windows, para instalar drivers, para os componentes de hardware, de forma automática, por parte da Microsoft. Pode consultar, por exemplo How to stop automatic driver installation on Windows 10 .

Deve também garantir e verificar que possui as mais recentes atualizações, para o conjunto de software mais usado, nas suas máquinas, por exemplo:

  • Os browser´s Internet (Microsoft Edge, Google Chrome, Mozilla Firefox, ou outros)
  • O software de acesso remoto (por exemplo TeamViewer, ou outros)
  • Adobe Reader (ou outros)

Para além de garantir cópias de segurança da informação (backup´s), pode também garantir a ativação da “Proteção do Sistema”; pode consultar, por exemplo How to Turn On System Protection in Windows 10 e Create a system restore point . (Painel de Controlo\Sistema e Segurança\Proteção do Sistema)

Pode também consultar, os nosso artigos anteriores:

Microsoft Windows Security (Princípios Básicos de Segurança)

Algumas ideias sobre cópias de segurança (backups)…

Como manter o Microsoft Windows 10 devidamente atualizado e algumas dicas

Data da última atualização: 17 de Abril de 2023

Autor: Paulo Gameiro – Dataframe

Um comentário em “Tarefas Periódicas de Manutenção de Computadores, com Microsoft Windows”

Deixe um comentário