Velocidade (largura de banda) entre dois computadores (ligados pela Internet)

Conforme artigo anterior Ligação Internet e Velocidades de Acesso (Internet Speed), podemos medir facilmente a velocidade de acesso à Internet, para um dado computador, medindo a velocidade entre esse computador e um site (servidor) de referência existente na Internet (no artigo anterior, são sugeridos vários desses sites).

No entanto por vezes necessitamos de medir a velocidade entre dois computadores nossos, ligados por exemplo por uma rede dedicada, ou mesmo através da Internet, utilizando por exemplo VPN´s (ver artigo O que é uma VPN (Virtual Private Network)? ), no fundo o que pretendemos é medir a velocidade entre dois computadores que não estejam na mesma LAN (ver artigo As redes de area local (LAN – Local Area Network) e alguns conceitos básicos (AD, DHCP e DNS)? ).

Em primeiro lugar, devemos garantir que os dois computadores estão em redes interligadas e podem comunicar entre eles (pode-se por exemplo, usar o comando ping para testar a acessibilidade), depois podemos utilizar um de muitos utilitários gratuitos existente na Internet (versões para Microsoft Windows), para medir essa velocidades entre esses dois computadores, podemos utilizar por exemplo o utilitário (gratuito) TamoSoft® Throughput Test, existem também versões do utilitário, para Apple MacOS, Google Android e Apple iOS.

O utilitário tem um setup (ficheiro executável setup.exe) que depois de executado, instala dois pequenos utilitários, o TTClient.exe e o TTServer.exe, deve executar primeiro o TTServer.exe numa das máquinas e verá a mensagem “Listening on port 27100 at the following IP addresses: <IP Address> “, sendo que deverá anotar o IP anterior, em seguida deverá executar o TTClient.exe na segunda máquina e aí colocar o endereço IP da primeira máquina, o Server IP (anteriormente referido), finalmente clicando no botão Connect; por defeito deverá deixar o Port 27100 utilizado (de notar que o Port anterior não deverá ser bloqueado por nenhuma firewall, ver artigo O que é uma firewall de rede (network firewall)? ).

O teste deverá ter uma duração mínima de 4 a 5 minutos, de forma a termos valores mais fiáveis com médias ao logo do tempo consistentes, por defeito são medidas as velocidades (Throughput) instantâneas e médias ( Ave: ), sendo apresentado um gráfico; sendo medidos os tráfegos TCP e UDP, este último por vezes não é muito relevante, porque é filtrado entre redes remotas, podendo nesse caso selecionar-se a caixa (opcional) TCP Only.

De forma muito resumida, teremos como dados mais relevantes as velocidades de TCP Up: (Upload) e TCP Down: (Download), da segunda máquina (TTClient.exe), para a primeira máquina (TTServer.exe), com velocidades (Throughput) instantâneas e médias ( Ave: ).

Data da última atualização: 3 de Abril de 2023

Autor: Paulo Gameiro – Dataframe (General Manager)

Deixe um comentário