Ligação Internet e Velocidades de Acesso (Internet Speed)

A velocidade de acesso à Internet, por um dado computador, nos dias que correm, é sempre fruto de grande dúvidas e polémicas, devido à forma como é interpretada e medida.

Em face do exposto acima, aqui vão algumas sugestões, para testar a velocidade de acesso à Internet com algum rigor, podendo utilizar um conjunto de sites (abaixo) e fazendo a média das velocidades medidas nos mesmos (Download\Upload); em primeiro lugar, aconselha-se o seguinte:

• Para executar os testes, utilize uma máquina Microsoft Windows 10 Professional (o mais rápida possível), a máquina deve estar totalmente atualizada (em termos de sistema operativo) e sugere-se a utilização do browser Microsoft Edge (atualizado); toda as aplicações, exceto o browser devem estar encerradas.

• A máquina acima deve ser ligada (se possível), diretamente ao router (se possível com cabo Ethernet, a Gigabit). * PS Os acessos wireless (sem fios) condicionarão as velocidades máximas obtidas, por isso deve ser utilizado um cabo.

• Para maior rigor, mais nenhuma máquina deve estar ligada, ou em utilização nessa rede (router) que está a ser testada (ou pelo menos, fora do horário de trabalho). * PS Resumindo não deverão existir mais máquinas ligadas no interior da rede; os outros dispositivos de rede que estejam a consumir largura de banda, no acesso Internet (ou seja que provoquem tráfego pela Internet) também devem ser desligados.

• Para maior rigor, os acessos do exterior não deverão estar a ser utilizados, ou seja, não deverão ter máquinas do exterior ligadas, para o interior da rede (por VPN´s).

• Para maior rigor, para além de utilizar vários sites e fazer a média dos testes; faça vários testes, ao longo de um dia e em várias semanas.

Uma breve lista, de alguns sites, passiveis de serem usados nas medições de velocidades Internet:

PC Matic http://www.pcpitstop.com/internet/bw.asp
Speedtest http://www.speedtest.net/
NET.mede https://www.netmede.pt/ * Site da ANACOM.

Vodafone http://speedtest.vodafone.pt/5/ * Usa o Speedtest.
MEO https://www.meo.pt/speedtest * Usa o Speedtest.
NOS https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx

As velocidades (ou largura de banda), mais exigentes são para ver vídeos (o “streaming” de vídeo, é um dos maiores consumidores, de largura de banda), por vezes basta que existam duas, ou três pessoas, dentro de uma rede interna a ver vídeos (com alta qualidade) e ficam com a largura de banda “saturada”, assim para os formatos mais frequentes de vídeo, teremos algo como Video 720p HD, de 5 a 7,5 Mbps e para Video 1080p HD, de 8 a 12 Mbps (por cada vídeo \ utilizador). Pode ver mais detalhes de larguras de banda necessárias, pode consultar, por exemplo Definições de codificação para carregamento recomendadas (Google \ YouTube) (ver, em Taxas de Bits).

Por fim, no próximo artigo, iremos abordar como medir velocidades de transmissão efetivas (de forma simples e aproximada), entre dois computadores, em redes distintas e ligados pela Internet, o que reflete com mais exatidão as velocidades de transmissão (ou seja, por exemplo, quantos minutos demora a transferir um ficheiro, entre esses dois computadores).

Data da última atualização: 20 de Fevereiro de 2023

Autor: Paulo Gameiro – Dataframe (General Manager)

Deixe um comentário