As redes de area local (LAN – Local Area Network) e alguns conceitos básicos (AD, DHCP e DNS)?

As redes de área local (LAN – Local Area Network), são constituídos por diversos elementos que permitem interligar um conjunto de equipamentos informáticos (equipamentos de rede), entre eles, os postos de trabalho (desktop, laptop, tablet e mobile) e servidores, possuindo acessos para o exterior, normalmente pela Internet.

A parte da infraestrutura física de interligação, entre os diversos equipamentos de rede, normalmente é constituída por uma rede Ethernet (atualmente, normalmente a 1 Gbps), constituída pela cablagem (cabos e conectores) e um comutador (switch), ou vários e as placas de rede (com fios, ou sem fios (wireless)), existentes nos postos de trabalho.

Como equipamentos de rede básicos, interligados pela infraestrutura física acima descrita, em primeiro lugar, temos os postos de trabalho (desktop, laptop,tablet e mobile), usados pelo utilizadores para fazer o seu trabalho diário, atualmente na maioria dos casos usando o sistema operativo Microsoft Windows 10, ou Windows 11 (no caso dos desktop´s e laptop´s), ou o Android (no caso dos tablet´s e mobile´s), os servidores, na maior parte das vezes, possuem o Microsoft Windows Server e pretendem fornecer serviços locais, aos postos de trabalho (alguns dos quais, falaremos mais abaixo, como por exemplo, os serviços de AD, DHCP, DNS, FS e PS).

De referir que atualmente existem um conjunto adicional, muito alargado de equipamentos de rede, entre eles, as Impressoras de Rede (que fornecem serviços de impressão), as NAS (Network Attached Storage) (ver o nosso artigo O que é uma NAS (Network Attached Storage)?), os AP (Access Point´s) que possibilitam o acesso aos dispositivos móveis (sem fios (wireless)) à rede local, a Firewall (ver o nosso artigo O que é uma firewall de rede (network firewall)? ) que separa a rede local, do exterior e garante a sua segurança, o VPN Concentrator (ver o nosso artigo O que é uma VPN (Virtual Private Network)? ) que permite acessos remotos seguros, a partir do exterior da rede local, o Router que interliga a rede local, à Internet. Em redes locais, de menor dimensão alguns destes dispositivos de rede, encontram-se integrados num dispositivo.

No que diz respeito aos servidores, atualmente e na maior parte das vezes, a rede local, possui (um, ou mais) Microsoft Windows Server que fornecem serviços locais, aos postos de trabalho, entre outros, por exemplo, os seguintes serviços:

AD (Active Directory) Server: O servidor (ou servidores) que permite(m) a autenticação e validação dos utilizadores na rede (Domain Controller) e acesso aos recursos de rede; permite criar o conceito de domínio (Domain), possui uma base de dados AD (Active Directory), uma implementação do protocolo LDAP, em que os utilizadores, computadores e outros objetos de rede (por exemplo, impressoras) possuem informação nessa base de dados; permite também entre outras funções a atribuição de políticas (Policies) aos postos de trabalho e \ ou utilizadores, de forma a restringir, ou delimitar os acessos e \ ou configuração dos recursos.

o Gestão centralizada de utilizadores e autenticação (ver o nosso artigo A Identidade e a Segurança (Os Quatro Pilares da Identidade)).
o Gestão centralizada de computadores (e outros dispositivos).
o Gestão centralizada de políticas (Policies), dos utilizadores e \ ou computadores.

DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) Server: O servidor que permite a atribuição automática de informação de configuração TCP/IP (endereços IP e informação de configuração de acesso interna e externa) aos postos de trabalho; permite facilmente gerir e distribuir de forma centralizada essa informação.

DNS (Domain Name System) Server: O servidor que permite a resolução de nomes lógicos internos e \ ou Internet (pode ser interno e \ ou externo), para endereços IP; ou seja é um sistema de gestão de nomes “lógicos” hierárquico e distribuído, visando resolver nomes de domínios, em endereços de rede (IP).

FS (File Server): O servidor que permite a partilha de ficheiros e \ ou diretórios entre os utilizadores de rede e o controlo do acesso aos mesmos, mediante o utilizador e \ ou grupos a que pertence; definindo o tipo de acesso aos recursos (por exemplo, modo somente de leitura ou Read Only, controlo total ou Full Controll, sem acesso ou Deny, etc ). O serviço de ficheiros, normalmente possui também serviços de indexação e procura eficientes (como por exemplo, o Microsoft Search Service).

PS (Print Server): O servidor que permite a partilha de impressoras, com fila de espera no servidor, entre os utilizadores de rede e o controlo do acesso aos mesmos, mediante o utilizador e \ ou grupos a que pertence. A partilha de impressoras em servidores (Print Sharing), é cada vez menos usado, devido à maior versatilidade, rapidez e maior número de funções das impressoras de rede (ligadas diretamente, às redes Ethernet).

Os servidores poderão desempenhar muitas outras funções, como por exemplo, E-Mail Server, Web Server, Backup Server, TS (Terminal Server), SQL (Structured Query Language) Server, Microsoft WSUS (Windows Server Update Services), Microsoft SharePoint Server, ERP (Enterprise Resource Planning) Server, consolas de produtos de segurança, como por exemplo a consola de gestão e administração, do Trend Micro Worry-Free Business Security e muitos outros serviços (em breve faremos artigo, somente com algumas destas funções adicionais para um servidor).

Data da última atualização: 6 de Fevereiro de 2023

Autor: Paulo Gameiro – Dataframe (General Manager)

Um comentário em “As redes de area local (LAN – Local Area Network) e alguns conceitos básicos (AD, DHCP e DNS)?”

Deixe um comentário