Algumas ideias sobre cópias de segurança (backups)…

Um dos assuntos mais menosprezados em informática seguramente que será o das cópias de segurança dos sistemas informáticos (vulgo backups) e da informação que as mesmas contém, isto porque supostamente todos temos conhecimento da necessidade da sua existência, mas a grande questão que se coloca é, se quando são necessárias, existem e estão válidas (ou seja, a informação \ dados que pretendemos são recuperáveis)?

No fundo as cópias de segurança dos sistemas informáticos, pretendem dar resposta a uma questão simples que é, em caso de corrupção do sistema (acidental, ou danosa), se podemos recuperar o sistema em causa para antes da ocorrência desse acidente, isto caso não tenhamos como alternativa a reparação e nos reste como alterativa repor o sistema, como se encontrava antes do acidente.

Em primeiro lugar, podemos ter causas acidentais, por exemplo a avaria do hardware, onde está contida a informação (dados); ou por outro lado, causas danosas, por exemplo com um incidente de segurança envolvendo Ransomware que nos impossibilitem o acesso ao sistema \ informação nele contida (dados).

Em segundo lugar, será importante perceber se queremos recuperar o sistema como um todo (incluindo o computador e sistema operativo respetivo), ou somente os dados relevantes que se encontravam dentro do mesmo sistema (ficheiros, e-mail, bases de dados, etc).

Uma certeza devemos ter, devem sempre existir cópias de segurança dos sistemas informáticos (vulgo backups), isto se queremos garantir que em caso de acidente, poderemos ter novamente acesso à informação que tínhamos armazenada nesses computadores \ dispositivos.

Contudo o facto de termos cópias de segurança dos sistemas informáticos (vulgo backups), não quer dizer que tenhamos capacidade de recuperar a informação pretendida, entre outras razões porque essas cópias podem não ser facilmente recuperáveis, ou não ser recuperáveis de todo.

A existência de cópias de segurança dos sistemas informáticos (vulgo backups), requer testes de recuperação de dados, o mais realísticos possível, de forma a garantir que a informação a recuperar se encontra efetivamente guardada, é recuperável e a recuperação decorre em tempo útil.

De forma muito resumida, temos então algumas questões importantes a considerar quando pretendemos ter um sistema de cópias de segurança dos sistemas informáticos (vulgo backups), robusto e funcional:
Qual a informação a salvaguardar – O que pretendemos salvaguardar, todo o sistema, os dados que se encontram nesse sistema, ou simplesmente recuperar um ficheiro (ou um conjunto de ficheiros)?
Qual a frequências das cópias – Devemos garantir que as realizamos com frequência e periodicidade adequada ao tipo de recuperação que pretendemos; ou seja, determinar qual a frequência das cópias da informação a salvaguardar.
Que testes de recuperação (restore) – Devem ser realizados testes de recuperação, das cópias de segurança dos sistemas informáticos (vulgo backups), com periodicidade e verificar a integridade da informação recuperada (e se a mesma é recuperável).
Duração do processo de salvaguarda e recuperação – A recuperação da informação decorre num intervalo de tempo aceitável (janela de tempo de recuperação da informação), para a paragem do negócio? O processo de salvaguarda realiza-se em tempo adequado e mantém a integridade da informação?
Localização das cópias de segurança – As cópias de segurança dos sistemas informáticos (vulgo backups), existem somente sob uma forma, ou num sistema, ou existem de forma redundante em diferentes formas \ formatos e diferentes sistemas? As cópias só existem na localização física dos sistemas informáticos, ou existem em diferentes localizações físicas?
Segurança da informação – Os dados devem estar protegidos, de forma a garantir a segurança do acesso aos mesmos, por exemplo encriptando (codificando) a informação a salvaguardar ? O acesso às cópias de segurança deve ter restrições de acesso e de que tipo?
Identificação das cópias de segurança – As cópias de segurança dos sistemas informáticos (vulgo backups), são facilmente localizáveis e identificáveis (de que data, de que sistema\dados, de que tipo (totais, incrementais, diferenciais, etc)?

Data da última atualização: 10 de Outubro de 2022

Autor: Paulo Gameiro – Dataframe (General Manager)

Deixe um comentário