Acesso remoto a um computador, numa rede local (com Microsoft Windows)

O trabalho remoto tem vindo a ganhar importância crescente, especialmente depois da pandemia Covid-19, sendo cada vez mais relevante e fundamental ter acesso a partir de qualquer lugar e em qualquer equipamento, mas simultaneamente não descurando os aspetos de segurança que os acessos remotos implicam.

Presentemente a maioria das empresas, embora cada vez mais tenham uma parte da sua infraestrutura na nuvem (cloud), mantém a sua infraestrutura de rede local (LAN – Local Area Network), sendo que na maioria dos casos pretende que os seus funcionários, ou parceiros (clientes e fornecedores), tenham acesso a essa rede local, de forma segura a partir do exterior da mesma.

Em primeiro lugar, para as máquinas que se pretende que tenham acesso a essa rede local, deverão garantir que têm as condições de segurança mínimas para realizar o acesso, para isso podem ler o nosso artigo, como garantir Microsoft Windows Security (Princípios Básicos de Segurança).*Para máquinas Microsoft Windows.

Em segundo lugar, depois de garantir as condições mínimas anteriores, podemos configurar e estabelecer um acesso remoto à rede local, utilizando uma VPN (Virtual Private Network) que nos permite aceder remotamente à rede local, como se estivéssemos localmente ligado a um cabo de rede (normalmente Ethernet) da rede local; para uma breve definição de VPN (Virtual Private Network), poderá consultar o nosso artigo O que é uma VPN (Virtual Private Network)?. De referir que na rede local, deverá existir um servidor de VPN´s, normalmente designado por VPN Server, devidamente instalado e configurado para permitir o estabelecimento das VPN´s.

Em terceiro lugar e finalmente, depois de garantir uma ligação VPN à rede local e caso pretendamos aceder remotamente a uma máquina Microsoft Windows, dentro dessa rede local, podemos estabelecer uma ligação RDP (Remote Desktop Protocol) a essa máquina; para uma breve definição de RDP (Remote Desktop Protocol), poderá consultar o nosso artigo O que é o RDP (Remote Desktop Protocol)?. De referir que na rede local, deverá existir um servidor de RDP, normalmente designado por RDP Server, ou Terminal Server, devidamente instalado e configurado para permitir o estabelecimento dos acessos RDP (potencialmente qualquer máquina Microsoft Windows; suportando os servidores Microsoft múltiplas sessões simultâneas, sendo neste caso normalmente designado por Terminal Server).

De referir que existem soluções alternativas, para acessos remotos a máquinas, usando somente um agente instalado na máquina de destino e um cliente na máquina que acede, como por exemplo a solução TeamViewer (que usamos como meio alternativo de suporte aos nossos clientes), LogMeIn, AnyDesk, ou outras do mesmo tipo.* Em breve criaremos um artigo novo, sobre este tipo de solução.

Data da última atualização: 26 de Setembro de 2022

Autor: Paulo Gameiro – Dataframe (General Manager)

Deixe um comentário