O que é, o Microsoft Windows Hello ?

Os problemas de segurança informática cada vez mais frequentes, dão cada vez mais enfâse à Identidade; ou seja, de forma extremamente simplista, aquilo que nos permite identificar (dizer quem somos) perante um sistema informático.

De forma simplista, a questão fulcral, coloca-se então sobre a informação do conjunto, utilizador e palavra-passe (password)(ou seja, a Identidade), a sua utilização e inviolabilidade, para garantir o máximo de segurança e adequadas condições de acesso, aos sistemas informáticos.

A Autenticação garante que uma determinada Identidade é legitima, para aceder e utilizar um determinado sistema informático, definindo também as condições do acesso.

Nos dias de hoje, é então possível ter uma Identidade e uma Autenticação, sem recorrer a um conjunto utilizador e palavra-passe (password), o chamado “Passwordless Authentication”; por exemplo, usando o Microsoft Windows Hello.

O Microsoft Windows Hello é então um modo mais pessoal, de iniciar sessão num dispositivo, utilizando o seu rosto (reconhecimento facial, caso o equipamento possua câmara), impressão digital (caso o equipamento possua leitor), ou um PIN (pode ter uma, ou mais opções configuradas). Pode assim utilizar o Microsoft Windows Hello, para iniciar sessão no seu dispositivo, no ecrã de bloqueio e iniciar sessão, numa conta sua conta na Web (pode ser pessoal , ou empresarial, como por exemplo, no Microsoft 365).

As opções anteriores ajudam a tornar mais fácil e seguro iniciar sessão no seu PC (ou dispositivo), uma vez que seu rosto, a sua impressão digital, ou o seu PIN são associados a um dispositivo (informação de segurança local), mas tem uma cópia de segurança para recuperação, com a sua conta Microsoft (que pode ser pessoal, ou empresarial).

Para mais detalhes, pode consultar o artigo Obter mais informações sobre o Windows Hello e respetiva configuração.

Para qualquer questão adicional, contacte-nos; a Dataframe tem profissionais certificados e com largos anos de experiência.

Pode também consultar, os nosso artigos anteriores (sugere-se a ordem de leitura abaixo):

A Identidade e a Segurança (Os Quatro Pilares da Identidade)

Ideias simples sobre Identidade (utilizadores, palavras-passe (password)) e Autenticação …

Data da última atualização: 4 de Setembro de 2023

Autor: Paulo Gameiro – Dataframe (General Manager)

Deixe um comentário