O que é um Switch (Comutador) ?

De forma “simplista”, um Switch (Comutador) é um dispositivo que permite interligar os diferentes dispositivos, existentes nas redes de computadores atuais e estabelece a comunicação entre eles, da forma o mais eficiente possível. O Switch (Comutador), a par do Router (Roteador), (pode consultar o nosso artigo O que é um Router (Roteador)?) é um dos dispositivos mais importante das redes de computadores atuais e um dos mais básicos para assegurar a qualidade e a velocidade de comunicação, entre os diferentes dispositivos de uma rede.

Os Switches (Comutadores) são os responsáveis pela “circulação” do “tráfego” dentro de cada rede local LAN (Local Area Network) (pode consultar o nosso artigo As redes de area local (LAN – Local Area Network) e alguns conceitos básicos (AD, DHCP e DNS)?); o Switch (Comutador) é tipicamente um dispositivo da camada 2 (Data Link Layer) do Modelo OSI (Open Systems Interconnection), umas das camadas fundamentais nas comunicações (pode ver mais, por exemplo em What is the OSI Model?), mas também podem operar da camada 3 (Network Layer) do Modelo OSI (Open Systems Interconnection), estes últimos normalmente designados por Switch´s (Comutadores) “inteligentes” (com algumas funcionalidade de routing) e com gestão.

As redes de área local (LAN – Local Area Network), são constituídas por Switch´s (Comutadores) que permitem interligar um conjunto de equipamentos informáticos (equipamentos de rede), entre eles, os postos de trabalho (desktop e laptop), servidores (servers), assim como outros elementos críticos, como as impressoras de rede, ou as NAS (Network Attached Storage) (pode também consultar o nosso artigo O que é uma NAS (Network Attached Storage)?).

De referir que mesmo hoje em dia, os Switch´s (Comutadores) na maior parte dos casos são dispositivos subestimados e de baixo custo que na maioria dos casos comprometem a qualidade e a velocidades da comunicação dos dispositivos de rede (na figura acima, Switch). Por isso a sua escolha cuidada e a sua atualização permanentes, são cruciais e críticos para um bom funcionamento e desempenho das redes de área local (LAN – Local Area Network).

No passado existiram muitas especificações concorrentes, atualmente a especificação predominante nos Switches (Comutadores) e cablagens (cabos de interligação), é a Ethernet a Gigabit (com conectores RJ-45 e cablagem Cat5e e Cat6). Na verdade o standard original, designa-se por 1000BASE-T (also known as IEEE 802.3ab) (pode consultar por exemplo o link IEEE 802.3ab A Tutorial Presentation); a tendência atual, é a normalização da especificação Ethernet a 10 Gigabit´s, mais conhecida por 10GBASE-T.

De referir que a cablagem (os cabos de interligação; cablagem Cat5e e Cat6), assim como os conectores (as fichas de ligação RJ-45), são fundamentais para um correto e adequado funcionamento da especificação Ethernet, sendo eles em última instância que proporcionam o fluxo de dados dos dispositivos, interligados pelos Switches (Comutadores); neste campo ter em consideração que as cablagens\conectores , devem ser verificados regularmente, idealmente de 5 em 5 anos, no máximo após 10 anos, devem ser totalmente verificados e \ ou substituídos.

A Dataframe trabalha com Switches (Comutadores) dos mais fiáveis, duradouros e com melhor desempenho do mercado, entre eles, os HPE Aruba Instant On 1960 (para mais detalhes, pode consultar HPE Networking Instant On 1960 Switch Series, uma das melhores gamas, deste tipo de equipamento, para pequenas e médias empresas PME (Pequenas e Médias Empresas).

Para qualquer questão adicional, contacte-nos ; a Dataframe tem profissionais certificados e com largos anos de experiência. A Dataframe é um Revendedor Oficial da HPE (pode ver mais detalhes sobre HPE Networking Switches) e tem técnicos habilitados, para as soluções complexas anteriormente referenciadas.

Pode também consultar, os nosso artigos anteriores (sugere-se a ordem de leitura abaixo):

O que é um Router (Roteador)?

As redes de area local (LAN – Local Area Network) e alguns conceitos básicos (AD, DHCP e DNS)?

O que é uma NAS (Network Attached Storage)?

Data da última atualização: 2 de Outubro de 2023

Autor: Paulo Gameiro – Dataframe (General Manager)

Deixe um comentário