O conceito de Sistema Operativo (Operating System) surge associado aos computadores, de forma muito simplista, os computadores são constituídos pelo equipamento físico (hardware) propriamente dito e por um conjunto de instruções (software) que lhes permite “dar vida” ao computador; existem dois grandes tipos de instruções (software), o Sistema Operativo (Operating System) e as Aplicações (Applications).
O Sistema Operativo (Operating System) e mais uma vez de uma forma bastante simplista, é o software que se executa nos computadores (ou dispositivos afins) e permite aos outros softwares (aplicações), retirar partido do equipamento (hardware), assim como garantir a estabilidade e a segurança do restante software que se executa, sobre o Sistema Operativo (Operating System); no fundo, é uma “interface” entre os equipamentos (hardware) e o restante software (aplicações (applications)).
Os Sistemas Operativos (Operating Systems) modernos, são construídos por camadas (como as de uma cebola), de forma a tirarem o melhor partido dos computadores (ou dispositivos afins)(hardware), sendo cada vez mais estáveis e seguros, garantido também um conjunto alargado de ligações (interfaces) para exterior dos mesmos, de forma o mais segura possível.
Os computadores (ou dispositivos afins; por exemplo, os dispositivos móveis (tablet e mobile)), como os postos de trabalho (desktop e laptop), os servidores (servers)(pode consultar o nosso artigo O que é um Server (Servidor) e as suas funções ), todos eles possuem Sistemas Operativos (Operating System) que lhes permitem executar aplicações (applications) e tirar partido do equipamento (hardware).
No caso dos postos de trabalho (desktop e laptop) e dos servidores (servers), normalmente eles possuem Sistemas Operativos (Operating System), da mesma família, sendo presentemente largamente dominados, pelos sistemas da Microsoft, o Microsoft Windows 10 e 11 para os postos de trabalho (desktop e laptop) e o Microsoft Windows Server 2019 e 2022, para os servidores (servers).
Os Sistemas Operativos (Operating Systems) para os postos de trabalho (desktop e laptop) têm o seu tempo de vida, em particular os da Microsoft, alguns tem tido uma vida mais longa, como o Microsoft Windows 7, atualmente a versão mais usada nos postos de trabalho (desktop e laptop), é o Microsoft Windows 10 que de momento representa ainda cerca de 70% do mercado dos computadores (desktop e laptop) (pode consultar mais informação, em Desktop Windows Version Market Share Worldwide ).
Os Sistemas Operativos (Operating Systems) para os servidores (servers), é dominado por dois Sistemas Operativos (Operating Systems), o Microsoft Windows Server (cerca de 45 a 50% de mercado) e o Red Hat’s Linux Server (cerca de 30 a 35% de mercado), se bem que exista uma faixa de mercado que usa outras versões de Linux e Unix (pode consultar mais informação, em Server Operating System Market Share).
Por fim, os Sistemas Operativos (Operating Systems) para os dispositivos móveis (tablet e mobile), é dominado por dois Sistemas Operativos (Operating Systems), o Google Android (cerca de 65 a 70 % de mercado) e o Apple iOS (cerca de 30 a 35 % de mercado), pode ver quotas de mercado em Mobile & Tablet Operating System Market Share Worldwide).
Para qualquer questão adicional, contacte-nos; a Dataframe tem profissionais certificados e com largos anos de experiência. A Dataframe tem técnicos habilitados e certificados em sistemas Microsoft Windows Server (com dezenas de certificações nesta área) e HPE Proliant Server (server hardware), para as soluções complexas.
Pode também consultar, os nosso artigos anteriores (sugere-se a ordem de leitura abaixo):
Microsoft Windows 10 Fim de Vida (End of Life), Windows 11 e 12
O que é um Server (Servidor) e as suas funções
Pode também consultar, caso pretenda aprofundar os seus conhecimentos na área de Sistemas Operativos (Operating Systems), a seguinte bibliografia:
Fundamentals of Operating Systems by A. M. Lister and R. D. Eager
Sistemas Operativos de José Alves Marques
Modern Operating Systems by Andrew S Tanenbaum and Herbert Bos
Data da última atualização: 13 de Novembro de 2023
Autor: Paulo Gameiro – Dataframe (General Manager)