O que é a Filtragem de Conteúdo da Web (WCF – Web Content Filtering)?

Os recursos de Filtragem de Conteúdo da Web (WCF – Web Content Filtering) permitem que se proteja um dispositivo, ou uma rede e os seus utilizadores de conteúdos da Web, com o bloqueamento de sites inapropriados; o bloqueamento será realizado de acordo com as preferências previamente definidas e podem existir diversas razões para o fazer.

As razões para o bloqueamento dos sites, podem ser por questões de segurança, bloqueando sites perigosos com virus/malware, ou fraudulentos que têm como objetivo obter dados confidencias de diversos tipos; mas as razões também podem ser menos criticas, como sites que se considerem inadequados, com discursos de ódio, violência, etc, ou mesmo indesejáveis porque promovem a perca de tempo e não são utilizados como ferramentas de trabalho, como por exemplo as redes sociais.

As proteções podem ser implementadas ao nível do dispositivo, a maior parte do software de segurança, já incorpora mecanismos para bloqueamento de sites inapropriados, por exemplo o Trend Micro Worry-Free Business Security (ou a versão cloud Worry-Free Services do mesmo), têm mecanismos de proteção bastante eficientes e eficazes, de URL Filtering & Web Reputation (para mais detalhes poderá ver o seguinte link Enabling and disabling Web Reputation in Worry-Free Business Security (WFBS)).

A Dataframe é Bronze Partner, da Trend Micro, estando habilitada a comercializar e a implementar a mais recentes soluções de segurança informática, com Trend Micro.

As proteções também podem ser implementadas ao nível da rede local, para isso podemos utilizar uma firewall de rede da Cisco ASA 55xx, ou os Draytek Vigor Firewall Router & VPN Concentrator que possuem um serviço Draytek Web Content Filtering (da Cyren), muito económico e eficaz.

A Dataframe é Draytek Reseller, com profissional certificado com Network Admin for DrayOS and VigorAP, estando habilitada a comercializar e a implementar a mais recentes soluções de segurança informática, com Draytek.

Data da última atualização: 31 de Agosto de 2022

Autor: Paulo Gameiro – Dataframe (General Manager)

Deixe um comentário