Segurança básica na Internet (regras básicas)

No presente, a proteção de dados e a sua segurança, tornou-se uma questão cada vez mais importante e vital para a sobrevivência das empresas, por isso convém ter presente um conjunto de regras muito simples, mas eficazes, como prevenção na segurança informática, para evitar virus\ malware e tentar evitar possíveis ataques informáticos.

O envio de e-mail´s é uma das maiores fontes de tentativas de intrusão, na maior parte dos casos, em primeiro lugar, devemos ser cautelosos e atentos na análise dos e-mail´s recebidos e ter em atenção:

  • Link´s (ligações) – como regra básica, nunca seguir links (acessos a sites web), existentes em e-mail´s que não sejam devidamente confirmados e validados como sendo de confiança (e desconfiar sempre).
  • Anexos – como regra básica, nunca abrir anexos (ficheiros), recebidos em e-mails que não sejam devidamente confirmados e validados como sendo de confiança (e desconfiar sempre).

Como forma de minorar, possíveis problemas, esteja sempre muito atento e tenha em consideração o seguinte:

  • Digite sempre o endereço (link) web desejado diretamente no navegador (browser) e não siga link´s recebidos.
  • Caso tenha dúvidas, sobre a autenticidade do e-mail ligue a quem lho enviou e confirme a sua autenticidade.
  • Pode aprender a analisar se um e-mail é fidedigno, por exemplo vendo a origem do mesmo, para isso use as propriedades do e-mail recebido (para analisar essa informação); ou por exemplo, colocando o rato sobre a ligação (link), existente num e-mail e verificar qual a verdadeira ligação (link) para onde será enviado (*Em breve, será criado um artigo exclusivamente, sobre este assunto).

Para garantir a exclusividade dos seus acessos, garanta que com os seus dados de acesso, tem os seguintes cuidados:

  • Nunca partilhe a sua informação de autenticação (login), ou dos seus dispositivos com ninguém.
  • Se tiver dificuldades, utilize gestores de palavras-passe (password) que criam automaticamente palavras-passe fortes e as armazenam.
  • Sempre que possível utilize autenticação de dois fatores (ou MFA (Multi-Factor Authentication))*Em breve, será criado um artigo neste blog sobre este assunto.
  • Nunca utilize as mesmas palavras-passe (passwords), em mais do que uma conta (e nunca use as mesmas palavras-passe (passwords), dos seus acessos pessoais).
  • Não inicie sessões através de dispositivos públicos, ou de terceiros (por exemplo, computadores em cibercafés ou hotéis), em aplicações, ou plataformas.
  • Utilize somente máquinas, ou dispositivos em que esteja garantida a segurança, veja também o artigo Microsoft Windows Security (Princípios Básicos de Segurança).

Data da última atualização: 12 de Setembro de 2022

Autor: Paulo Gameiro – Dataframe (General Manager)

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