O anterior encerramento do sistema foi inesperado

Como todos os sistemas operativos, o Microsoft Windows, também tem os seus problemas, um dos mais comuns (embora cada vez menos frequente), é o problema dos encerramentos do sistema inesperados (previous system shutdown was unexpected), mas final o que significa isso; basicamente, que algo não ocorreu como o esperado e o computador não foi desligado de forma adequada (ou expetável).

De forma muito resumida, a forma adequada de finalizar uma sessão e desligar um computador com Microsoft Windows, é executar por software, a opção Encerrar (Shutdown), pode consultar em Shut down (turn off) your PC; fazendo-o desta forma, o sistema irá executar um conjunto de operações necessárias ao encerramento do computador, da forma o mais adequada.

Caso não o façamos da forma anterior, poderemos ter a mensagem o anterior encerramento do sistema foi inesperado (the previous system shutdown was unexpected), ficando o mesmo registado, no System, do Event Viewer, pode consultar 6 Ways to Open Event Viewer in Windows 10, podendo também ocorrer uma janela de entrada, no sistema Microsoft Windows (como o da figura representativa do artigo).

As causas mais frequentes, para a mensagem o anterior encerramento do sistema foi inesperado (the previous system shutdown was unexpected), podem ser causadas pelas seguintes situações:

  • Por falha elétrica, o computador fica sem alimentação elétrica e desliga-se sem executar o Encerrar (Shutdown); ou o computador foi desligado no botão elétrico (power), pelo utilizador (de forma inapropriada).
  • Por falha de software, em especial software de “baixo nível”, como driver´s de hardware, firmware, antivírus, VPN´s, ou outro que põe a integridade do sistema e causa um “crash” do sistema (convém verificar se foi realizada alguma atualização recente ao sistema, ou instalado algum novo software).
  • Por mau funcionamento de hardware, verificar se existe algum componente com alguma falha, ou potencial falha a ser reportado (verificar também se foi adicionado novo hardware ao computador). Por exemplo, anteriormente com os discos rígidos, a vibração e os danos produzidos nos discos rígidos, tinham como consequência frequente, a corrupção do sistema de ficheiros (file system) e posterior “crash” dos computadores.
  • O computador encontra-se infetado por Vírus/Malware, o computador pode ter a sua integridade violada, estando a sua segurança comprometida; pode consultar o nosso artigo O que é um Vírus/Malware?.

Para desabilitar a reinicialização automática do Microsoft Windows (existente por defeito), em caso de falha do sistema (vulgo “crash”), o que lhe possibilita anotar o erro e em conjunto com o System, do Event Viewer, você possa procurar solucionar o problema. O processo é semelhante em todas as versões do Microsoft Windows, embora possa variar um pouco entre as diversas versões, pode por exemplo consultar o artigo How to Disable Windows Automatic Restart on System Failure.

Para qualquer questão adicional, contacte-nos; a Dataframe tem profissionais certificados e com largos anos de experiência, para o aconselhar e resolver este tipo de situações.

Data da última atualização: 10 de Julho de 2023

Autor: Paulo Gameiro – Dataframe (General Manager)

Deixe um comentário