A migração de postos de trabalho, da Microsoft AD (Active Diretory), para a Microsoft Azure AD

As redes de área local (LAN – Local Area Network) (pode consultar o nosso artigo As redes de área local (LAN – Local Area Network) e alguns conceitos básicos (AD, DHCP e DNS)?), são constituídas por diversos elementos que permitem interligar um conjunto de equipamentos informáticos (equipamentos de rede), entre eles, os postos de trabalho (desktop, laptop, tablet e mobile) e servidores (servers) (pode consultar o nosso artigo O que é um Server (Servidor) e as suas funções); estes últimos, não são mais que computadores que prestam um conjunto de serviços, aos outros computadores existentes nas redes (daí o nome servidor (server)).

Os servidores (servers) tradicionalmente encontravam-se localmente (On-Premises), nas redes de área local (LAN – Local Area Network); ou seja, nas organizações tradicionais, os sistemas informáticos encontram-se nos seus centros de dados, são as organizações que executam hardware e software localmente (On-Premises Datacenter), no caso dos sistemas operativos Microsoft Windows Server, muitas vezes estes possuem uma Microsoft AD (Active Directory) instalada, onde os postos de trabalho (desktop, laptop) estão inseridos e que permite a autenticação e validação dos utilizadores e computadores na rede, assim como permite o acesso aos diversos recursos de rede e a atribuição de políticas (policies) aos postos de trabalho e \ ou utilizadores de forma a restringir, ou delimitar os acessos e \ ou configuração dos recursos.

Para os serviços baseados na nuvem (cloud) (pode consultar o nosso artigo Serviços na Nuvem (cloud), um modelo de responsabilidade partilhada, na segurança informática), a responsabilidade pelos servidores (servers) é partilhada entre o cliente e o fornecedor de serviços da nuvem (por exemplo, Microsoft, Amazon, Google, ou outros) e os servidores passam a estar fisicamente no Centro de Dados (Datacenter) do fornecedor do serviço, mas as suas funções são idênticas. No caso da Microsoft, os seus serviços de Microsoft 365 e Azure, podem fornecer os serviços equivalentes aos Microsoft AD (Active Diretory)(On-Premises), mas na nuvem (Cloud), neste caso os serviços de Microsoft Azure AD (Cloud).

Caso possuamos, por exemplo, o Microsoft 365 Apps (para Pequenas e Médias Empresas), podemos migrar os postos de trabalho (desktop, laptop), para utilizar os utilizadores do Microsoft 365 (anterior Office 365) que estão no Microsoft Azure.

Para isso, poderemos realizar um breve conjunto de passos:

  • Antes de remover a máquina do domínio local (da Microsoft AD (Active Diretory)(On-Premises)), não esquecer de mudar a password do utilizador “Administrator”, local do computador.
  • Remover a máquina do domínio local (ou seja, da Microsoft AD (Active Diretory)(On-Premises)). Pode consultar , por exemplo o artigo How To Remove Computer From Domain.
  • Colocar o utilizador do Microsoft 365 (anterior Office 365), como utilizador da máquina (da Microsoft Azure AD)). Você pode adicionar um posto de trabalho (desktop, laptop) ao Microsoft Azure AD (Cloud), no menu de configuração, vá para Definições -> Contas -> Aceder a profiss./escolar (ou Gerir a sua conta)(Configurar uma conta escolar ou profissional) e escolha aderir (join) este dispositivo ao Azure Active Diretory. Pode consultar, por exemplo o artigo Join your work device to your work or school network.

Com efeito, para proceder à inserção do posto de trabalho (desktop, laptop), na Microsoft Azure AD (Cloud), é necessário que possua uma versão do Microsoft Window 10 ou 11 Pro (versões Home não o permitem); por fim, existem diversos tipos de inserções, sendo a acima descrita, característica dos “Azure AD Joined Devices”, abaixo poderá seguir os links para mais informação (os detalhes ficarão para um próximo artigo).

Para qualquer questão adicional, contacte-nos; a Dataframe tem profissionais habilitados, com largos anos de experiência e certificados em sistemas Microsoft Windows Server, Microsoft 365 e Microsoft Azure (com dezenas de certificações nestas áreas), para as soluções complexas anteriormente referenciadas.

Pode também consultar, os nosso artigos anteriores (sugere-se a ordem de leitura abaixo):

As redes de area local (LAN – Local Area Network) e alguns conceitos básicos (AD, DHCP e DNS)?

O que é um Server (Servidor) e as suas funções

Serviços na Nuvem (cloud), um modelo de responsabilidade partilhada, na segurança informática

Uma breve introdução ao Microsoft 365 (anteriormente Office 365) Parte I

Uma breve introdução ao Microsoft 365 (anteriormente Office 365) Parte II

Data da última atualização: 22 de Janeiro de 2024

Autor: Paulo Gameiro – Dataframe (General Manager)

Deixe um comentário