Como verificar a “saúde”, de uma máquina Microsoft Windows, após problemas

Como na manutenção preventiva de sistemas informáticos, de máquinas Microsoft Windows (pode por exemplo, consultar o(s) nosso(s) artigo(s) Tarefas Periódicas de Manutenção de Computadores, com Microsoft Windows e Verificação e Limpeza de Disco, de Posto de Trabalho (Microsoft Windows)), podemos utilizar um conjunto de tarefas de verificação, neste caso, após o surgimento de erros, problemas de estabilidade, ou desempenho (manutenção corretiva).

Na maior parte dos casos, os problemas começam após a mensagem “O anterior encerramento do sistema foi inesperado” (pode por exemplo, consultar o nosso artigo O anterior encerramento do sistema foi inesperado), muitas vezes porque a máquina deixa de responder em tempo útil ao utilizador (fica muito lenta e momentaneamente bloqueada) que desliga a máquina no botão da eletricidade (de forma inadequada), ou termina “bruscamente” tarefas pendentes, no “Gestor de Tarefas | Task Manager”.

Podemos então definir um conjunto de tarefas, na situação acima referida, sendo as fundamentais, a utilização das ferramentas do Microsoft Windows, “Histórico de Fiabilidade | Reliability Monitor”, “Visualizador de Eventos | Event Viewer“, “Segurança e Manutenção | Security and Maintenance” e “Verificação do Estado de Funcionamento do PC | PC Health Check“.

Deve verificar o “Histórico de Fiabilidade | Reliability Monitor“ do Microsoft Windows e analisar erros existentes; deve-se garantir que o índice de estabilidade é 10, ou próximo, de forma consistente. Para facilitar a sua tarefa, pode na “caixa” de Procurar | Search, executar o comando: perfmon /rel.

Deve verificar o “Visualizador de Eventos | Event Viewer“ do Microsoft Windows e verificar os eventos críticos e erros, em especial no registo de sistema e eliminar e \ ou corrigir as causas. Para facilitar a sua tarefa, pode na “caixa” de Procurar | Search executar o comando: %windir%\system32\eventvwr.msc.

Para maior detalhe, sobre segurança e manutenção, pode verificar as opções em “Segurança e Manutenção | Security and Maintenance”, o antigo “Centro de Acção | Action Center“. Para mais informação, pode por exemplo consultar Find action center in Windows 10 (Painel de Controlo\Sistema e Segurança\Segurança e Manutenção).

Pode também usar a aplicação, de “Verificação do Estado de Funcionamento do PC | PC Health Check“ (aplicação adicional gratuita; não instalada por defeito); contém informações atualizadas sobre a integridade do seu dispositivo Microsoft Windows e ajuda a tomar medidas para melhorar o desempenho do dispositivo e solucionar problemas de desempenho, entre outras coisas. Para mais informação, pode por exemplo consultar “How to use the PC Health Check app”.

A verificação das condições de segurança, deve ser garantido por um produto de segurança adicional ao Microsoft Windows, como por exemplo, com o Trend Micro™ Worry-Free™ Business Security Services; nesse caso deve garantir-se a atualização do agente e desencadear uma verificação completa (de forma manual).

Por fim, não esquecer de manter as máquinas Microsoft Windows, totalmente atualizadas (pode por exemplo, consultar o(s) nosso(s) artigo(s) Como manter o Microsoft Windows 10 devidamente atualizado e algumas dicas e Microsoft Windows Security (Princípios Básicos de Segurança)), tanto no sistema operativo (Microsoft Windows), como no software do fabricante do hardware (HPQ, Dell, etc), para isso:

Deve verificar periodicamente se as atualizações do Microsoft Windows (Windows Update), se estão a realizar de forma adequada. Para facilitar a sua tarefa, pode por exemplo, criar um atalho (shortcut) no seu desktop, com: ms-settings:windowsupdate.

Deve verificar periodicamente se as atualizações de bios, firmware e software dos fabricantes do hardware, se estão a realizar de forma adequada (usando por exemplo o “HP Support Assistant“, ou “Dell SupportAssist“, ou outros, consoante o fabricante).

Para qualquer questão adicional, contacte-nos; a Dataframe tem profissionais habilitados, com largos anos de experiência e certificados, para todas as soluções complexas.

Pode também consultar, os nossos artigos anteriores (sugere-se a ordem de leitura abaixo):

Como manter o Microsoft Windows 10 devidamente atualizado e algumas dicas

Tarefas Periódicas de Manutenção de Computadores, com Microsoft Windows

Verificação e Limpeza de Disco, de Posto de Trabalho (Microsoft Windows)

O anterior encerramento do sistema foi inesperado

Microsoft Windows Security (Princípios Básicos de Segurança)

Data da última atualização: 18 de Março de 2024

Autor: Paulo Gameiro – Dataframe (General Manager)

Deixe um comentário